Usamos cookies no nosso site para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies.
Ler política de privacidade..

12-06-2019

VALORCAR inaugura projeto inovador de produção e armazenamento de energia

A VALORCAR inaugurou ontem (11 de junho) uma inovadora unidade de carregamento de veículos elétricos, a qual utiliza a eletricidade produzida por painéis solares fotovoltaicos e armazenada em baterias de lítio reutilizadas de veículos elétricos. A unidade está localizada nas instalações da VALORCAR e da ACAP, em Belém, e a cerimónia de inauguração ocorreu no mesmo local, tendo sido presidida pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade.

PROJETO INOVADOR

As baterias de Lítio ainda conservam cerca de 70% da sua capacidade energética quando deixam de poder ser utilizadas nos veículos híbridos e elétricos. Assim, seria um desperdício enviá-las diretamente para reciclagem sem tentar aproveitá-las para outras utilizações.

Para fomentar a reutilização destas baterias e prolongar a sua vida útil, a VALORCAR estabeleceu uma parceria com a ZEEV que visa o seu recondicionamento e reutilização para outros fins, como por exemplo, em unidades estacionárias de armazenamento de energia.

Para dar o exemplo, a VALORCAR instalou na sua sede 62 painéis solares fotovoltaicos, com apoio de 2 baterias reutilizadas (têm capacidade de armazenar cerca de 50kWh por dia), e um posto de carregamento para veículos elétricos. Este sistema fotovoltaico será capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo anual de 19 habitações familiares, e evitará a emissão de 32 toneladas de CO2.

A utilização das baterias neste sistema permitirá armazenar a eletricidade para quando ela for necessária, como por exemplo para carregar veículos elétricos. Quando se utiliza um posto de carregamento conjuntamente com uma instalação fotovoltaica em regime de autoconsumo, e considerando 100% do carregamento da bateria do veículo com base no solar fotovoltaico, o custo de “abastecimento” passa quase para zero e desta forma não só se geram poupanças financeiras muito significativas como a pegada ambiental referente à utilização é quase nula.

Estima-se que com esta instalação a VALORCAR evitará comprar à rede o equivalente a 32 MWh, gerando uma poupança anual de eletricidade na ordem dos 5.200€, o que se traduz numa recuperação do investimento em cerca de 8 anos.