Este site utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

28-02-2018

REDE VALORCAR recolhe mais de 17 mil toneladas de baterias em 2017

Durante o ano de 2017, os centros da REDE VALORCAR recolheram um total de 17.511 toneladas de Baterias e Acumuladores Usados (BAU), o que representou um crescimento homólogo de 4,6% e permitiu atingir uma taxa de recolha de 88,7%.

Depois de recolhidas, estas baterias foram enviadas para reciclagem em 5 unidades industriais especialmente vocacionadas para esta atividade, duas localizadas em território nacional e três em Espanha.

As baterias automóveis têm em média um período de vida útil de 4 anos, transformando-se depois em resíduos considerados perigosos. A REDE VALORCAR é formada por operadores licenciados pelo Ministério do Ambiente e contratados pela VALORCAR para recolherem estas BAU. Atualmente, esta rede já conta com 100 centros, espalhados por todos os distritos do Continente (90) e nas regiões autónomas dos Açores (9) e da Madeira (1).

Segundo a legislação nacional (DL n.º 152-D/2017), quem introduz estas baterias novas no mercado nacional (importador) é obrigado a registar-se e a aderir a um sistema que garanta a sua recolha e reciclagem quando se transformam em resíduos. Atualmente, o Sistema Integrado da VALORCAR tem 404 importadores aderentes, os quais comercializaram em 2017 perto de 20 mil toneladas de baterias novas, o que representou um decréscimo homólogo da ordem dos 0,4%.