Usamos cookies no nosso site para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies.
Ler política de privacidade..

04-06-2021

Projeto sobre processamento de baterias de Lítio

A VALORCAR está a promover um projeto de I&D sobre o desmantelamento de resíduos de baterias de Lítio provenientes de veículos híbridos e elétricos, tendo em vista a separação e a reciclagem dos seus materiais.

Esta iniciativa envolve o processamento à escala industrial de quase duas dezenas de baterias, de diversas marcas e modelos, em dois centros da REDE VALORCAR, a Ambigroup Reciclagem e a Palmiresíduos. A coordenação e acompanhamento dos trabalhos estão a cargo da 3Drivers, do Instituto Superior Técnico e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

O projeto inclui as seguintes atividades: separação dos componentes das baterias (tais como caixas, circuitos eletrónicos, módulos e células), trituração dos módulos e análise da composição dos materiais presentes no interior das células, também designada de “massa negra”.

O principal objetivo consiste em avaliar a viabilidade técnico-económica do tratamento destes resíduos em Portugal e definir o modelo para o seu desenvolvimento e implementação na REDE VALORCAR.