No primeiro semestre de 2025 a VALORCAR realizou um projeto para definir um procedimento seguro para o embalamento, etiquetagem e transporte de resíduos de baterias de iões de lítio, e conforme com a legislação aplicável ao transporte de mercadorias perigosas.
O procedimento prevê a classificação destes resíduos em três níveis de risco: baixo, médio e alto (também identificados com as cores verde, amarelo e vermelho, respetivamente). A determinação do nível de risco depende da temperatura da bateria (acima de 60 ºC considera-se que apresenta um risco alto) e da existência de danos significativos.
O nível de risco influencia principalmente os requisitos das embalagens usadas no transporte. No nível alto a embalagem deve inclusivamente ser certificada para, em caso de incêndio no seu interior, impedir a libertação de chamas ou de calor excessivo para o exterior.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a CRZD e contou também com a participação da B.AGAIN e da PALMIRESÍDUOS, centros da REDE VALORCAR certificados para a recolha de resíduos de baterias de iões de lítio.